Pode-se gravar a laser em peças cromadas?

A resposta técnica é NÃO. Porém essa resposta baseia-se no princípio básico que a camada de cromo que possui naquela peça seja protetiva e decorativa.

É comum nos solicitarem gravações em peças niqueladas e cromadas, como Necks, Knobs, Covers de Captador,etc... então tomamos o cuidado de sempre alertar que isso não é indicado e como de costume optamos por não fazer o trabalho.

Primeiramente precisamos compreender que o Tratamento de Superfície que essas peças recebem, seja Cromo, Níquel, Zinco, etc... serve para “proteção” da matéria prima utilizada. Qualquer alteração que você faça nessa camada protetiva estará colocando a matéria prima do produto em contato com o ar e a umidade, consequentemente abrindo porta para a ferrugem.

O Laser é um processo de “queima” que ocorre na superfície a que é submetida. Mesmo a gravação mais fraca queimará a camada protetiva gerando problemas a longo prazo.

Outro problema que pode ocorrer é o desplacamento do cromo da superfície da peça devido ao calor concentrado que a gravação a laser exerce na peça. Isso pode acontecer já durante a gravação quando a cromagem não é de boa qualidade ou num futuro próximo com a entrada de umidade.

A gravação a laser é uma ótima opção para personalização de itens metálicos, mas é indicada para materiais virgens e nobres, que possuem resistência natural a ferrugem e não precisem de uma proteção posterior.