Entenda sobre Acabamentos de Superfície
- Ramme Custom
- 16 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de ago.

É comum que nos solicitem “Inox Cromado” ao se referir ao aspecto espelhado do Inox e isso causa uma certa confusão, principalmente em nosso site quando solicitamos que selecione o tipo de acabamento.
Pois bem, vamos esclarecer aqui de forma bem resumida, simples, objetiva e sem entrar em muitos detalhes técnicos essas diferenças para que você possa entender, mesmo que de forma superficial, a diferença entre os principais tipos de acabamento de superfície que pode se encontrar em peças para instrumentos musicais.
Importante que você leia com atenção as características de cor e tonalidade dos acabamentos que temos em nossos produtos e que havendo dúvidas entre em contato conosco antes da compra.
METALIZAÇÃO: Consiste na eletrodeposição química de cobre, níquel e cromo. Proporciona aspecto espelhado à peça e por ser possível em plásticos é normalmente utilizado em Tarraxas e peças metálicas que necessitem de cores diferenciadas como Dourado e Preto (Onix). É o tipo de acabamento predominante nas peças douradas para instrumentos.
Resistência Mecânica: Baixa Resistência Estética: Média
*Acabamento não ofertado pela Ramme, texto com intuito instrutivo.
NÍQUEL: Processo Galvânico por submersão que consiste em colocar uma camada de Níquel na superfície da peça. Mais utilizado em peças metálicas. Seu aspecto natural é um espelhado levemente amarelado. O popular Cosmo Black é um nome dado por uma tradicional empresa internacional quando é feito o Níquel na coloração escura. No Brasil chamamos de Níquel preto.
Resistência Mecânica: Baixa Resistência Estética: Média
*Acabamento não ofertado pela Ramme, texto com intuito instrutivo.
CROMO: Mesmo processo que o Níquel, porém é adicionada uma fina camada de cromo. Seu aspecto natural é um espelhado mais intenso e levemente azulado. Utilizado em Pontes, e em Plates diversos como Control, Neck e Jack.
Resistência Mecânica: Baixa Resistência Estética: Média
*Acabamento não ofertado pela Ramme, texto com intuito instrutivo.
BANHO DE OURO: Aplicação de uma fina camada de Ouro 24k sobre o Inox, na peça polida ou escovada. Ela promove a cor dourada real. É um processo que agrega enorme valor estético na peça.
Resistência Mecânica: Média
Resistência Estética: Alta
INOX DOURADO: Sua tonalidade de cor é mais escura que o dourado tradicional. Chega-se a esse resultado através de um processo chamado DLC, Diamond-Like Carbon. É um filme fino de carbono com características físico-químicas próximas às do diamante depositado através de sublimação atômica por meio de uma câmara a vácuo e utilizado em peças de Inox de alto desempenho. Processo complexo, porém, extremamente eficiente. Exclusividade da Ramme Custom em peças para instrumentos. As características inerentes ao DLC são: alta dureza, baixo coeficiente de atrito e resistência à corrosão química.
Resistência Mecânica: Alta Resistência Estética: Alta
INOX PRETO: É uma cor camaleão, ou seja, de longe tem-se a percepção do preto e de perto com a variação de luz seu aspecto visual mescla azul, verde e cinza. Uma cor inacreditavelmente linda. Chega-se a esse resultado através de um processo chamado DLC, Diamond-Like Carbon. É um filme fino de carbono com características físico-químicas próximas às do diamante depositado através de sublimação atômica por meio de uma câmara a vácuo e utilizado em peças de Inox de alto desempenho. Processo complexo, porém, extremamente eficiente. Exclusividade da Ramme Custom em peças para instrumentos. As características inerentes ao DLC são: alta dureza, baixo coeficiente de atrito e resistência à corrosão química.
Resistência Mecânica: Alta
Resistência Estética: Alta
INOX ESCOVADO: Trata-se do Inox em seu estado natural e escovado por meio de lixas onde busca-se um aspecto visual levemente riscado, porém uniforme e com riscos paralelos.
Resistência Mecânica: Alta Resistência Estética: Alta
INOX POLIDO: O resultado espelhado é obtido pela variação gradual de lixamento até chegar-se a um pano de polimento atingindo o brilho da peça do material in natura.
Resistência Mecânica: Alta Resistência Estética: Alta
A resistência mecânica aqui tratada refere-se a partes que possam sofrer algum tipo de atrito de forma leve e moderada, tendo-se consiência que não existe acabamento de superfície, para esse uso específico, que suporte ações severas.
Já a resistência estética refere-se ao uso normal, sem que haja fatores mecânicos excessivos.
Uma observação muito importante é que não há tratamento de superfície eterno. Existem os que duram mais e outros menos. Isso não significa que um é bom e outro é ruim. Cada um tem uma aplicação e são utilizados conforme a necessidade e a possibilidade.
Uma peça in natura, polida ou escovada, pode sofrer riscos, uma Metalizada pode desbotar e peças Niqueladas ou Cromadas podem descamar ou enferrujar.
Tudo isso depende do ambiente em que ela é exposta, do cuidado que sem tem ao manusear, da constante manutenção, limpeza e do não uso de produtos inapropriados a cada tipo de material e/ou acabamento.







Comentários