Our Recent Posts

Tags

Mito: Inox puro não pega imã!

Essa frase se encontra por vezes na internet como uma afirmação. Acontece que não é verdade.


Criados para acabar com a inconveniente corrosão dos aços comuns (aços ao carbono), os aços inoxidáveis (ou apenas aço inox) são ligas metálicas formadas a partir de dois elementos químicos principais: o ferro e o cromo.


Além de apresentarem maior resistência à corrosão (ferrugem), dão origem a produtos com características diversas.

Entre os diversos tipos de inox, destacam-se:


Austeníticos (tipos 304, 304L, 316 e 316L): possuem de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel. Apresentam alta ductilidade, ou seja, facilidade de trabalhar com o material, bom desempenho em soldagem e são o tipo de aço inox mais utilizado por apresentar melhor resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis desta classe não são magnéticos, ou seja, não são atraídos por ímãs.


Ferríticos (tipos 430, 409, 439 e 441): possuem de 11 a 20% de cromo e menos de 0,08% de carbono. Apresentam fácil conformação, boa soldabilidade e boa resistência à fadiga térmica, o que significa um bom desempenho em aplicações que sofrem ciclos de variações de temperatura, como componentes do sistema de exaustão de veículos, por exemplo. Os aços desta classe são magnéticos.


Martensíticos (tipo 420 e 410): possuem de 12% a 18% de cromo e de 1% a 1,5% de carbono. São magnéticos, pouco soldáveis, apresentam alta dureza e resistência ao desgaste, o que faz com que estes materiais sejam muito utilizados na fabricação de facas.


Diante de tantas variedades, surgem diversos mitos. Um deles afirma que ímãs não atraem o aço inox, e que se isso ocorrer ele não é puro. Mas, como dito anteriormente, isso não é verdade, pois todos os aços inoxidáveis das famílias dos ferríticos e martensíticos, por exemplo, são magnéticos. O fato de um imã grudar ou não no aço inox não diz nada sobre a “pureza” do inox, apenas diferencia a composição química dele.


Aliás, como o inox é uma liga metálica e não um metal composto por um único elemento químico, não se pode dizer que ele é puro ou não.


Afinal, qualquer aço inox precisa ser produzido a partir de uma mistura de elementos. E é na complexidade das composições químicas que o inox da melhor qualidade é produzido, garantindo qualidade, resistência e durabilidade.



  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube

Ramme Custom Hardware - CNPJ 17.054.196/0001-08 - Av. Rubem Bento Alves, 6750 /52A - Caxias do Sul - RS - contato@rammecustom.com - (54) 99225.8275

 Entrega: Itens de Linha: 3 a10 dias e Itens Customizados: 10 a 30 dias

©2018 by Ramme Custom Hardware. Proudly created with Wix.com